quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Aquecimento Global. O ser humano encontra-se num paradoxo, o que fazer? O debate está se tornando banal e muitas vezes o problema é encarado como um simples protocolo. sabemos que a sociedade humana na sua forma atual, ou seja, a capitalista onde o lucro sobrepõe-se a todos os outros valores, por mais que os discursos digam o contrário. Nesse contexto, fica difícil para as sociedades modernas sobreviverem sem o consumo de energia e matéria prima, por outro lado, esse mesmo consumo, ainda que desigual, afeta tanto os países industrializados, quanto os subdesenvolvidos, que acabam recebendo as industrias poluidoras ou permitindo a devastação de suas florestas em nome de uma riqueza que fica nas mãos de poucos graças ao suor de muitos. Isso lembra aquela história do CAVALO DE SAMARRA:
Na antiga Bassara, um soldado, cheio de medo, foi até seu rei e lhe disse: "Salvai-me, soberano, ajudai-me a fugir daqui. estava na praça do mercado e encontrei a morte, vestida de negro, que me olhou de modo malévolo. Cedei-me vosso cavalo, para que eu possa correr até Samarra. Se permanecer aqui temo por minha Vida". "Dai-lhe o melhor corcel", disse o Soberano, "o filho do relâmpago, digno de um rei".
Mais tarde, na cidade o rei encontrou a Morte e lhe disse "_ Meu soldado estava apavorado. Disse-me que te encontrou hoje, no mercado, e que o olhavas de modo malévolo", Não, não, respondeu a Morte, "meu olhar era de surpresa, apenas, pois não sabia o que ele fazia hoje por aqui, visto que só o esperava em Samarra, esta noite. De manhã, estava muito longe de lá".

Nenhum comentário: